Como bares e restaurantes podem se reinventar?

Programa Lado Beer

- Estar atento as novidades e investimento constante são essenciais para o crescimento do negócio

De que maneira você está gerindo seu negócio? Como é o relacionamento com seus clientes? Quais as novas demandas para o seu setor? Estas e outras perguntas podem ser pontuais num momento de reestruturação de um pequeno ou médio negócio. Seja por inovação, mudança cultural, ou necessidades diversas, toda empresa precisa se reinventar para ter sucesso, e isso não é uma realidade diferente para bares e restaurantes.

Atualmente, grande parte de estabelecimentos de entretenimento estão se readequando as novas tendências do público frequentador pela exigência de conforto e qualidade de serviço, que inclui música, decoração do ambiente, localização e variedades de serviços.

Para o sócio do Dona Mathilde Bier, marca de cerveja artesanal do Dona Mathilde Choperia e Snooker Bar, Silvio Rodrigues, a principal maneira de gestores melhorarem a qualidade de serviço é aprender com os líderes e formadores de opinião. “Ler e se informar sobre as melhores práticas avaliando os processos de desempenho é essencial e chamamos de benchmarking,” conta Rodrigues.

Suprir as necessidades do estabelecimento é de extrema importância para o andamento do negócio, o que exige investimento contínuo e capital de giro de crédito. Para isso, o gestor deve ter experiência e uma sólida formação técnica do setor, com grande capacidade de liderança e de relacionamento interpessoal com clientes e fornecedores.

Além da atenção as novidades, o gestor deve investir continuamente em capacitação e treinamento de toda a equipe e manter contato direto com seus clientes, o que se torna um ciclo de bons resultados tanto para atrair como fidelizar novos clientes. “Deve se manter a qualidade dos serviços em relação a concorrência e surpreender com melhorias de forma contínua,” completa Rodrigues.

Muitos bares e restaurantes já são reconhecidos positivamente por seu atendimento e serviço, porém ainda há formas de inovação no negócio, como o investimento na comunicação em divulgações do estabelecimento, promoções e novidades como em tecnologia que agregue valor e segurança ao cliente.

O Dona Mathilde Choperia e Snooker Bar é um exemplo de reinvenção de negócio. O perfil empreendedor dos sócios deram a oportunidade do estabelecimento crescer e se desenvolver como uma micro cervejaria, que fabrica suas próprias bebidas com base na Lei da Pureza Alemã e está sob responsabilidade técnica da sócia Gláucia Puccinelli Monte, mestre cervejeira, formada em Freising, na Alemanha.

De acordo com Silvio Rodrigues, o próximo passo é crescer no segmento de franquias e ser reconhecido com a marca de cervejas Dona Mathilde Bier.

Fonte: Agência Contato